sábado, 9 de março de 2013

Matisse


Quem não ama Matisse? Acho que só quem nunca ficou diante de uma de suas obras, mesmo que seja uma reprodução. Como dizia Argan “...a arte de Matisse era feita para decorar a vida dos homens”. É um encanto de formas e cores tão sedutoras que é quase impossível não “se apaixonar”.  

Exibi algumas imagens das obras de Matisse e falei um pouco sobre sua biografia, destacando os trabalhos que ele fez no final da vida, usando recortes de papéis coloridos, os “desenhos com tesouras”.

A atividade que propus aos alunos foi a de pintarmos cartolinas brancas usando tinta guache. Depois recortaríamos diversas formas que seriam organizadas em um faixa de papel também pintada por eles. As diversas tiras seriam agrupadas em um grande painel em homenagem a Matisse. O trabalho foi feito em pequenos grupos, cada um responsável por uma faixa. 

Eu fiquei muito feliz com o resultado e acho que dá pra perceber a alegria dos alunos também!







  Classe comemorando a conclusão da primeira parte do painel
 

 

Detalhe

Trabalho finalizado!

Trabalho realizado em 2012

Franz Marc



Franz Marc é um artista pelo qual eu tenho particular admiração. Adoro a sua liberdade no uso da cor, e foi para exaltar essa liberdade que a arte moderna nos deixou de legado, que apresentei algumas obras de Marc para meus alunos. Aproveitei e também mostrei o livro do Eric Carle [O artista que Pintou um Cavalo Azul], onde Carle presta uma espécie de homenagem ao Franz Marc.

Na atividade que elaborei cada aluno pintou, recortou e montou o seu próprio cavalo. Quando exibimos nossos cavalinhos multicoloridos no mural, todos adoraram! Uma festa de cores!


 


Nota: Atividade realizada em 2012.