sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Mapa Mental [Cartografia e Arte]


A elaboração de mapas começou na Antiguidade. O mapa mais antigo do mundo foi encontrado na Mesopotâmia.

A partir do século XVI, época das Grandes Navegações, mapas traçados com maior precisão passaram a desvendar caminhos para exploradores europeus, pois representavam o mundo de maneira mais próxima do real. São estes elaborados por cartógrafos alemães e Flamengos. O mais conhecido é o de Mercator.

Hoje, podemos obter imagens tridimensionais da superfície da Terra e contamos com os GPS como grande aliado. [Trechos de texto da Revista Geografia da Editora Escala, a matéria completa pode ser lida aqui]

Antes de falar da “descoberta” do Brasil pelos portugueses e da influência da cultura lusitana em nossa arte, resolvi trabalhar a questão da cartografia com os meninos do 9º ano. Para isso levei  reproduções de mapas de diferentes épocas e conversamos sobre a questão do encontro da ciência com a arte na realização desses mapas.


Mostrei também uma ilustração que encontrei na Internet do artista Jon Contino, no desenho o artista “convida” : know thyself [conheça você mesmo] ... E cria uma espécie de mapa mental... Fiz a mesma proposta aos alunos, ou seja, eles deveriam criar um mapa com áreas dedicadas aos seus interesses, sonhos, medos, desejos, etc... Distribui um desenho com um perfil de um menino e de uma menina. Eles trabalharam a partir desse desenho base e foram construindo os seus próprios.






Achei a atividade muito rica, talvez seja mais apropriada para ser realizada no inicio de ano letivo.




6 comentários:

  1. What goes on inside our minds? What is happening in the minds of our students? An excellent way to get to know your students... as you say, it would be a great beginning of the year project! I love the snake concept - not compartmentalized as the others :)

    ResponderExcluir
  2. Thank you for your nice comment Elizabeth.

    ResponderExcluir
  3. Anderson, seus trabalhos me animam a continuar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sabe que isso me deixa feliz, mas atualmente eu também estou precisando me animar! :)

      Excluir
  4. Boa tarde,
    Gostaria de parabenizá-lo pelo blog, suas atividades são criativas e de fácil entendimento. Sempre que estou em busca de coisas novas, visito seu blog, ele sempre me deixa animada e na expectativa para ver as reações de meus alunos ao desenvolver uma de suas atividades.
    Gostaria de ter sua permissão para a utilização de suas ideias no campo das artes.Agradeço tamanho empenho em contribuir com todos os educadores que através de seu blog se animam em busca de uma melhor assimilação e ao mesmo tempo uma prazerosa aula de arte.
    Obrigada e que deus te abençoe,
    Até breve,
    Wilma Landgraf

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Wilma é muito bom saber que a gente faz alguma diferença, mesmo que pequena. Grande abraço e obrigado pelas lindas palavras. :)

      Excluir