sexta-feira, 10 de agosto de 2012

DESENHO MONSTRO


Com os alunos do 9º estou trabalhando a partir da história da arte brasileira, já falamos da pré-história e da arte indígena. Antes de abordar a questão do descobrimento e da presença portuguesa no Brasil, resolvi tratar da questão do imaginário europeu diante do “novo mundo”.

Nos séculos XV e XVI, quando ocorreram as grandes viagens marítimas, os europeus se depararam com realidades que eram bastante estranhas para eles. O oceano era um lugar onde reinava o imprevisível, ou seja, os navegadores não tinham certeza do que poderia acontecer, nem do que poderiam encontrar pelo caminho. As informações eram povoadas de mitos e superstições. Assim, ao partirem para as grandes viagens pelo oceano, os navegadores tinham em mente as informações de livros sobre viagens e também suas próprias crenças e mitos, que desde a Antiguidade povoavam
seus pensamentos. Essa informações míticas e supersticiosas pertenciam quase todas à tradição grega: Ctésias de Cnido em 398 antes de Cristo, já escrevia sobre a existência de raças fantásticas como os ciápodas que possuíam um único e grande pé, os homens peludos, sem cabeça, e que tinham os olhos nos ombros, etc; Plínio, em 77 depois de Cristo, também escrevia sobre os monstros e maravilhas que foram avistadas na Índia, como seres antropófagos (que comiam carne humana), seres andrógenos (que possuíam os dois sexos), etc. E tais informações foram sendo adaptadas ao longo do tempo. Porém, em geral, mantiveram-se quase sem alterações até o século XVI. Dessa forma pode-se entender o fato de os navegadores europeus terem visto sereias, antípodas (criaturas com os pés
virados para trás), cinocéfalos (criaturas com corpo humano e cabeça de cachorro que comiam carne humana), ciclopes (monstro caracterizado por ter um único olho no meio da testa), e outras tantas criaturas monstruosas e maravilhosas, quando viajaram por regiões desconhecidas. ( Wanessa de Souza, O imaginário europeu, as visões sobre o “Novo Mundo” e suas gentes) > Para ler o texto na integra acesse : http://www.fafich.ufmg.br/pae/apoio/oimaginarioeuropeuasvisoessobreonovomundoesuasgentes.pdf


Partindo dessa idéia de monstros e seres imaginários, propus as turmas que fizéssemos um desenho monstro! Os alunos desenharam uma enorme quantidade de monstros e seres fantásticos e depois colaram todos os pequenos desenhos sobre um papel craft com a forma de um único monstro - que eles mesmos desenharam - cada turma fez o seu próprio monstro. Foi muito divertido!





Um comentário:

  1. Ficou muito show! Dá até para fazer essa atividade com aquele meu trabalho de simetria com os nomes!

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