sábado, 23 de junho de 2012

Cubismo


O Cubismo foi um dos movimentos mais importantes das chamadas vanguardas do século XX, sua ousadia ao abolir o uso da perspectiva – pratica estabelecida na arte ocidental desde o renascimento – e propor uma nova forma de representação do espaço irá repercutir até os nossos dias. Com os alunos de Ensino Médio, apresentei uma série de imagens de Pablo Picasso, dando especial destaque para a imagem fundadora – Les demoiselles d'Avignon – pintada em 1907. Discutimos bastante essa imagem, destacando a influência da arte africana, evidenciada nas máscaras que cobrem o rosto de duas das cinco mulheres representadas na pintura, a forma como os corpos são geometrizados etc.

Como forma de comparação exibi uma série de imagens publicitárias atuais onde o corpo é fragmentado através de recursos digitais, pedi para os alunos pensarem como esse tipo de recurso visual é comum em nossos dias, por isso mesmo a pinturas de Picasso não nos causam o mesmo espanto e impacto que causaram nas primeiras décadas do século XX, pois esse tipo de imagem foi assimilado pela mídia e naturalizada em nosso tempo.


Comparação entre "Retrato de Amboise Vollard" (1909-1910) de Palbo Picasso e publicidade.


Realizamos uma atividade em que duas ou mais imagens de revistas, especialmente o rosto, foi fragmentada e reconstruída de modo a originar uma nova imagem. Esse exercício foi interessante, pois deu oportunidade aos alunos de pensarem novos modos de construção de imagens, se distanciando de uma representação naturalista/realista.







\o/ Nosso Mural \0/





Mais sobre o Cubismo aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário