sábado, 6 de novembro de 2010

Fomos visitar o Museu Nacional de Belas Artes

As turmas do 9º ano (901, 902 e 903) foram visitar o Museu Nacional de Belas Artes, mais de 120 alunos divididos em dois grupos. Fomos na quinta-feira e na sexta-feira (28 e 29 de outubro).
Foi uma experiência fantástica, especialmente porque a maioria dos alunos nunca havia visitado um museu de artes antes, alguns já tinham tido a oportunidade de visitar algum museu histórico, mas de artes não!
A primeira grande descoberta foi de como é distante o contato com imagens reproduzidas em livros ou em apresentações de DataShow e os objetos de arte “ao vivo”.
Fizemos um passeio pelas galerias do século XX e XXI, infelizmente a galeria com as obras que vão do século XVII ao XIX estava fechada para obras. Duas obras competiram pela atenção da meninada, o tríptico “Navio Negreiro” de Di Cavalcanti e uma obra de Franklin Cassaro.
Espero poder realizar visitas como essa com mais freqüência. Agradecemos a escola por viabilizar a verba necessária para os ônibus e lanches. Nossos agradecimentos especiais para o pessoal que ajudou na monitoria (Prof. Gisele, Prof. Dinho e o nosso técnico em informática Waldemir).
Na volta da visita fizemos uma pesquisa com os alunos, ainda não tive tempo de tabular os dados, mas depois disponibilizarei aqui.

Para encerrar, dois momentos bacanas: 1º - O Caio pergunta: Nos vamos ver alguma pintura de Fraz Post? Eu respondo, infelizmente não, a galeria está fechada para reformas. Ele faz cara de triste.
2º - O bombeiro que acompanhou o grupo no final da visita me chamou, apresentou-se e fez o seguinte comentário: Eu já trabalho aqui faz bastante tempo, mas é a primeira vez que vejo alunos prestarem atenção ao que o professor está falando e também nas obras, geralmente o pessoal passa rapidinho pelas salas.  (Três vivas para o Mané Garrincha!)

2 comentários:

  1. Parabéns professor!!!!
    Que delícia ler relatos assim! Infelizmente esse ano eu não consegui sair com meus alunos, principalmente por um simples detalhe: verba... :( As minhas crianças estão adorando a história da arte, as aulas de pintura, e tudo que posso inserir de arte no meu currículo.
    Fico feliz quando vejo professores fazendo seu trabalho com amor, é disso que a nossa educação precisa.
    Um super beijo,
    Lu

    ResponderExcluir
  2. Que delícia mesmo visitar um museu como este, tão belo tão historico e grandioso para a nossa arte. Em criança tudo fica guardado na mente, e é feliz aquele que é seguido pelos mestres e orietado nesta visita tão necessária a formação educacional. Parabéns Professor!
    Abraços, também, Nan Noronha

    ResponderExcluir